domingo, 29 de junho de 2008

Lembrete Importante!

Lembramos a todos os participantes da Formação Continuada com a equipe de Supervisão Escolar, que os trabalhos referentes aos I e II Encontros Pedagógicos, deverão ser entregues na UREI, além de serem enviados por e-mail, pois a equipe estará lendo, computando a carga horária e selecionando para a publicação no Blog da Supervisão Escolar, ainda no mês de julho.

Atenciosamente,

Equipe de Supervisão Escolar

sábado, 28 de junho de 2008

A questão primordial não é o que sabemos,mas como o sabemos. Aristóteles (384-322 a.C)

Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira. Léon Tolstoi (1828-1910)

A entrada para a mente do homem é o que ele aprende, a saída é o que ele realiza. Se sua mente não for alimentada por um fornecimento contínuo de novas idéias, que ele põe a trabalhar com um propósito, e se não houver uma saída por uma ação, sua mente torna-se estagnada. Tal mente é um perigo para o indivíduo que a possui e inútil para a comunidade. Jeremias W. Jenks

Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende. João Guimarães Rosa (1908- 1967)

Deixem a trilha conhecida de vez em quando e entrem pela floresta,certamente encontrarão alguma coisa que nunca viram. Alexandre G. Bell (1847-1922)

A educação faz um povo fácil de ser liderado, mas difícil de ser dirigido; fácil de ser governado, mas impossível de ser escravizado. Henry Peter (1925-1980)


quinta-feira, 26 de junho de 2008

Conselho de Classe Participativo: A experiência Exitosa do CE Henrique La Rocque - João Lisboa-MA.

O Conselho de Classe participativo já é uma realidade no CE Henrique La Rocque de João Lisboa - MA. Desde 2007 a escola aceitou o desafio de implementar essa nova forma de discussão e avaliação dos aspectos administrativos e pedagógicos da escola.
Esse "novo mecanismo" permitiu uma reorganização da escola e maior envolvimento de profesores, pais e alunos no processo de acompanhamento da aprendizagem escolar.
A diretora Elizabete, juntamente com a equipe pedagógica e administrativa da escola dão suporte para que o empenhado corpo docente registre e acompanhe através de fichas específicas, toda a vivência escola dos alunos, com vistas ao sucesso dos mesmos.
A conquista dos pais e a sensibilização de muitos alunos sobre a importância de sua participação nesse processo, ainda é um desafio que a escola pretende superar, pois nem todos já são concientes de seu papel na realização desse tipo de conselho.
No entanto, isso não tem desanimado a equipe da escola, que, de forma muita organizada efetiva e acompanha esse processo durante o ano letivo.
Portanto, parabenizamos aos professores, a gestão da escola e a todos os funcionários, pais e alunos que participam desse processo, pois essa iniciativa preza, sobretudo, pelo sucesso escolar dos alunos!

terça-feira, 17 de junho de 2008

Programa Experimentoteca

O QUÊ? (O FATO): O Centro de Ciências Experimentoteca é um Laboratório constituído por equipamentos e materiais, onde educadores e educandos vivenciam experimentos e demonstrações, práticas na área de Ciências, fazendo com que cada um descubra na prática o que foi visto na teoria.



POR QUÊ? (OBJETIVO): Proporcionar aos alunos e professores da Rede Pública de Ensino uma articulação entre teoria e prática no ensino das Ciências.



QUEM? (PÚBLICO ALVO): Destina-se ao atendimento de todos os docentes e discentes das escolas da Rede Pública da Educação Básica do Estado do Maranhão na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.



QUANDO? (PERÍODO DE REALIZAÇÃO): A Experimentoteca atua durante todo o período letivo junto a SEDUC, Unidades Regionais e Escolas, dinamizando o processo de ensino e aprendizagem, aproximando professores e alunos tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes.



ONDE? (LOCAL QUE ACONTECE): A Experimentoteca esta situada na Av. Simonsen, s/n, Santa Cruz, com atendimentos aos alunos e professores nos três turnos (matutino, vespertino e noturno).



COMO? (ESTRATÉGIA METODOLÓGICA): A Experimentoteca possui várias ações, destacando-se:

- Instalação de Laboratórios nas escolas distribuídas em todas as Unidades Regionais de Educação do Estado do Maranhão;

- Acompanhamento técnico-pedagógico aos professores das escolas que possuem Laboratórios;

- Capacitação dos professores para uso dos Laboratórios de Ciências e Matemática;

- Incentivo às feiras de Ciências e a valorização da iniciativa – cientifica.

- Promover palestras com temas atuais aos alunos professores e comunidade;

- Disponibilizar a Experimentoteca para estagiários de curso de Física, Química, Matemática e Biologia.
Programa Campanha do enfretamento da Violência Sexual Contra Criança e Adolescente

O QUÊ? (O FATO): A campanha visa incentivar ações que sensibilizem e mobilizem a sociedade civil, na promoção de garantia de direitos e o fortalecimento das ações de protagonismo infanto- juvenil.



POR QUÊ? (OBJETIVO): Desenvolver ações de conscientização e mobilização social junto à comunidade escolar e local tendo como premissa, promover a divulgação de informações referentes à temática, o planejamento de atividades pedagógicas que promovam a intervenção dos atores infanto-juvenis no contexto social que os envolvem, e, dar visibilidade à escola como espaço socialmente fomentador de ações reflexivas, aprendentes e cidadãs.



QUEM? (PÚBLICO ALVO): Contemplará as 19 Unidades Regionais de Educação, 1.119 escolas e 572.769 alunos da rede estadual de ensino, além de abranger as escolas das redes de ensino municipal e particular.



QUANDO? (PERÍODO DE REALIZAÇÃO): Período de 15 a 20 de maio de cada ano, fazendo uma escolha de um tema para ser trabalho dentro do objetivo da campanha.



ONDE? (LOCAL QUE ACONTECE): Abrange todas as 19 Unidades Regionais de Educação nos 217 Municípios.



COMO? (ESTRATÉGIA METODOLÓGICA): Como atividades específicas da Secretaria de Estado da Educação destacam-se: planejar o processo de operacionalização da Semana de Enfrentamento e da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, orientar a equipe técnica para divulgação junto aos meios de comunicação estabelecendo as estratégias de mobilização junto às Unidades Regionais de Educação e acompanhar e avaliar o alcance dos objetivos propostos na ação.
Programa Colegiado Escolar



O QUÊ? (O FATO): É um grupo, constituído de representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar ou seja pais, alunos, professores e demais servidores destinados a participar das decisões da escola, que se reúne para sugerir medidas, propor soluções ou tomar decisões.



POR QUÊ? (OBJETIVO): Exercer função de natureza pedagógica e política fundamental na construção de uma escola democrática e autônoma decidindo e opinando sobre todos os aspectos relevantes da vida pedagógica, administrativa e financeira da escola, sempre com base nas normas legais do sistema de ensino por intermédio das funções deliberativa, consultiva, fiscal e mobilizadora.



QUEM? (PÚBLICO ALVO): Representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar, pais ou responsáveis, professores, alunos e servidores, assessorando a direção na tomada de decisão e compartilhamento de responsabilidades.



QUANDO? (PERÍODO DE REALIZAÇÃO): A escolha dos membros do Colegiado deve acontecer no segundo mês letivo a partir de uma eleição direta, para um mandato de dois anos. Cada segmento elege seus representantes com seus respectivos suplentes, podendo votar em apenas um candidato. A vigência atual do Colegiado Escolar constado período de 2006/2008.



ONDE? (LOCAL QUE ACONTECE): Na escola, através de reuniões ordinárias semestrais e extraordinárias.



COMO? (ESTRATÉGIA METODOLÓGICA): Os componentes do Colegiado Escolar não possuem funções específicas, à exceção do presidente, ninguém tem autoridade especial fora do Colegiado, só por fazer parte dele. Os seus representantes não receberão qualquer tipo de remuneração, vez que o Colegiado só exerce às suas funções quando estiver reunido, porém sua atuação deve ser contínua mediante o cumprimento das ações que forem definidas nas reuniões.

As decisões são tomadas por meio do consenso ou do voto, tendo cada componente direito a um voto.

Para efeito legal e construção da memória histórica da escola, todas as reuniões deverão ser registradas em ata específica, contendo: data e local da realização da reunião, participantes, assuntos discutidos da reunião, sugestões encaminhamentos e responsabilidade, inclusive as idéias devendo ser assinalada por todos aposentos.
Programa Caixa Escolar

O QUÊ? (O FATO): A Caixa Escolar é uma Associação Civil de direito privado, com Personalidade Jurídica, sem fins lucrativos, que credencia a escola a receber e administrar recursos destinados ao suprimento de suas necessidades básicas e controlar a sua aplicação.



POR QUÊ? (OBJETIVO): Garantir o fortalecimento e a autonomia administrativo, financeiro e pedagógico da escola, visando a melhoria de qualidade de ensino.



QUEM? (PÚBLICO ALVO):

· A caixa escolar é formada de órgãos administrativos e deliberativos. São eles.

* ASSEMBLEIA GERAL
* DIRETORIA
* CONSELHO FISCAL



A Assembléia Geral – tem atribuição deliberativa e é composta pelo pessoal docente, técnico e administrativo da escola, bem como pais ou responsáveis dos alunos.



Diretoria - tem atribuição administrativa/ executiva, sendo composta por:

Presidente – Diretor Geral escola

Secretario /Suplente – Servidor da Escola ou responsáveis de alunos

Tesoureiro/ Suplente-Pessoal docente ou administrativo da escola

Conselho Fiscal – Tem atribuição consultiva, sendo formado por três membros e respectivos suplentes escolhidos dentre os pais ou responsáveis de alunos que não façam parte do Colegiado Escolar.



QUANDO? (PERÍODO DE REALIZAÇÃO): O mandato da diretoria e do Conselho Fiscal será escolhido em Assembléia Geral, na forma do estatuto da caixa Escolar e terá a duração de 02 anos, podendo ser reeleito ou não.



ONDE? (LOCAL QUE ACONTECE): Nas Escolas, através de reuniões ordinárias ou extraordinárias.



Funcionamento:



A caixa escolar reunir-se-á ordinariamente em Assembléia Geral, no primeiro mês do ano letivo e extraordinariamente pelo presidente ou a requerimento do Conselho Escolar ou de 1/3 (um terço) dos seus membros.
Programa SALTO PARA O FUTURO

CONHEÇA O PROGRAMA SALTO PARA O FUTURO

O Salto Para o Futuro é um programa de educação a distância com transmissão via satélite, que compõe a grade do TV Escola.

Transmitido de 2ª a 6ª feira das 19 às 20h, com programas ao vivo sobre temas relacionados ao Ensino Fundamental e Médio, produzidos especialmente para os profissionais da educação que trabalham com esses níveis de ensino.

O objetivo do programa é possibilitar que professores de todo o país revejam e construam seus princípios e práticas pedagógicas mediante o estudo e intercâmbio, utilizando diferentes tipos de mídias: telefone, fax, material impresso, internet, em articulação com a educação presencial.

Para sua implantação é necessário um espaço físico nas escolas para serem instalados os Telepostos, que são equipados por um kit tecnológico (antena parabólica ou digital, televisão e DVD. É necessário, também, um Orientador de Aprendizagem, com formação pedagógica, o qual é o responsável pelas discussões com os cursistas acerca do que foi apresentado pelos especialistas.

O programa visa ao fortalecimento da ação pedagógica, à inovação da prática docente, progressão social e profissional do educador, bem como a qualificação e valorização do profissional da educação.

No Estado do Maranhão atualmente existem 08 Telepostos, em funcionamento, distribuídos nos municípios de Bacabal, Caxias, Imperatriz e São Luís.

Em São Luís os Telepostos estão instalados no CEM Margarida Pires Leal, no bairro da Alemanha e no CEEFM Manoel Beckman, no bairro Bequimão.
Programa PROINFO

CONHEÇA O PROGRAMA PROINFO

O Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) é um programa educacional criado pela Portaria N. 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio. A finalidade do programa é disseminar o uso pedagógico das tecnologias de informática e telecomunicações nas escolas públicas de ensino fundamental e médio pertencentes às redes estadual e municipal.

O processo de inserção das tecnologias acontece em todos os Estados com o apoio dos Núcleos de Tecnologias Educacionais – NTE, estruturas dotadas de infra-estrutura de informática e comunicação que reúnem educadores e especialistas em Informática Educativa. Os profissionais que trabalham nos NTE são especialmente capacitados pelo ProInfo para auxiliar as escolas em todas as fases do processo de incorporação das novas tecnologias. Portanto o NTE é o parceiro mais próximo da escola no processo de inclusão digital, prestando orientação aos diretores, professores e alunos, quanto ao uso e aplicação das novas tecnologias, bem como no que se refere à utilização e manutenção do equipamento. No Estado do Maranhão existem 09 (nove) NTE, distribuídos nos seguintes municípios: São Luís (03), Balsas (01), Bacabal (01), Santa Inês (01), Barra do Corda (01), Imperatriz (01) e Caxias (01).

O ProInfo foi implantado no Maranhão em 03 de junho de 1998, criado pelo decreto de nº 16.268, visando instrumentalizar professores e alunos da rede pública de ensino, para o uso das novas tecnologias da informática na educação. Hoje, o programa no Estado tem uma proposta de integração das diversas mídias existentes na escola, como: TV, DVD, Computador, Retroprojetor etc

Atualmente, 685 (seiscentas e oitenta e cinco) escolas das redes públicas municipal e estadual do Maranhão possuem laboratório de informática, atendendo às clientelas dos níveis de ensino fundamental e médio, que são capacitadas e acompanhadas pelos 09 NTE.
Progrma GESAC

CONHEÇA O PROGRAMA GESAC

O programa GESAC – Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão, do Governo Federal, disponibiliza o acesso à Internet e mais um conjunto de outros serviços de inclusão digital a comunidades excluídas do acesso e dos serviços vinculados à rede mundial de computadores.

O Programa GESAC beneficia prioritariamente as comunidades que apresentam baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e que estão localizadas em regiões onde as redes de telecomunicações tradicionais não oferecem acesso local à internet em banda larga.

O alvo estratégico do programa é universalizar entre a população o uso instrumental dos recursos tecnológicos para alavancar a aprendizagem contínua e autônoma, fomentando o exercício da cidadania, dando acesso às comunidades de baixa renda às tecnologias da informação e da comunicação, integrando assim escola e comunidade.

O Maranhão possui, atualmente, 168 (cento e sessenta e oito) pontos com Antena GESAC, distribuídos em escolas das redes públicas estaduais e municipais.

As escolas beneficiadas com a referida antena têm acesso à internet 24 horas, a custo zero, bem como serviço gratuito de telefonia voip, em que os maiores beneficiados são os professores, alunos e a comunidade em geral.
Ensino Médio Integrado a Educação Profissional

O QUÊ? (O FATO) Articulação e integração dos conhecimentos científicos e tecnológicos.



POR QUE? (OBJETIVO) Ofertar Ensino Médio Integrado à Educação Profissional que permita aos egressos do Ensino Fundamental o pleno exercício de sua cidadania, continuidade nos estudos, inserção no mundo do trabalho, e que contribua para transformação da sociedade com base em interesses sociais e coletivos.



QUEM? (PÚBLICO ALVO) Os egressos do Ensino Fundamental, filhos e filhas de agricultores (Educação do Campo).



QUANDO? (PERÍODO DE REALIZAÇÃO) Implantado em janeiro de 2006 (em execução).



ONDE? (LOCAL QUE ACONTECE) Zona Urbana – CEM Gonçalves Dias, CEM Coelho Neto, CEM Dr. João Bacelar Portela, CEM Prof. Mário Meirelles.Zona Rural – Casa Familiar Rural de Açailândia, Centro de Formação Familiar por Alternância de Lago do Junco, Casa Familiar Rural de Quebra Pote, Escola Família Rural Rosa Mística em Sucupira do Norte.



COMO? (ESTRATÉGIA METODOLÓGICA) Articulada e Integrada.
Educação Ambiental

O QUÊ? (O FATO) O Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Meio Ambiente iniciou o programa de formação continuada que se dá por meio do ciclo de Seminário de Formadores do Programa “Vamos Cuidar do Brasil”.



POR QUE? (OBJETIVO) Viabilizar o aprofundamento de aspectos conceituais e metodológicos da Educação Ambiental em todos os níveis e modalidades.



QUEM? (PÚBLICO ALVO) Professores, alunos e comunidades.



QUANDO? (PERÍODO DE REALIZAÇÃO) Permanentemente.



ONDE? (LOCAL QUE ACONTECE) Nas escolas e comunidade.



COMO? (ESTRATÉGIA METODOLÓGICA) Capacitação de técnicos e docentes, por meio de cursos de atualização com a metodologia de ensino presencial. Promoção e estabelecimento de parceria para capacitação de recursos humanos, reuniões e seminários. Integração às ações dos Coletivos Educadores do Estado/Grupos de Trabalho.
Educação Fiscal

O QUÊ? (O FATO) O Programa Nacional de Educação Fiscal instituído pela Portaria nº 35, de 27/02/08 do Ministério da Fazenda e reformulado pela Portaria nº 413, de dezembro de 2002, assinado pelos Ministérios da Fazenda e da Educação. Sua missão é contribuir permanentemente para a formação do indivíduo, visando ao desenvolvimento da conscientização sobre seus direitos e deveres no tocante ao valor social do tributo e ao controle social do Estado democrático.



POR QUE? (OBJETIVO) Promover e institucionalizar a Educação Fiscal para o pleno exercício da cidadania.



QUEM? (PÚBLICO ALVO) Professores e alunos da Educação Básica, professores universitários e comunidade em geral.



QUANDO? (PERÍODO DE REALIZAÇÃO) Permanentemente.



ONDE? (LOCAL QUE ACONTECE) Nas escolas e comunidade.



COMO? (ESTRATÉGIA METODOLÓGICA) Promovendo cursos de formação (presencial e a distância)

domingo, 15 de junho de 2008

Programa TV ESCOLA

CONHEÇA O PROGRAMA TV ESCOLA

TV Escola é um programa da Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC) destinado à capacitação, atualização e aperfeiçoamento de professores da Educação Básica e ao enriquecimento do processo ensino-aprendizagem.

É um canal de televisão, via satélite, transmitindo 24 horas de programação diária, com repetições, de forma a permitir às escolas diversas opções de horário para gravar os conteúdos audiovisuais.

A programação divide-se em cinco faixas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Salto Para o Futuro e Escola Aberta. Esta última, veiculada aos sábados, domingos e feriados, destinada à comunidade, apresentando programas sobre meio ambiente, desenvolvimento sustentável, saúde, entre outros temas de interesse da comunidade escolar em geral.

Os principais objetivos do TV Escola são o aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade do ensino. Portanto, a programação da TV Escola estabelece uma relação estreita com o currículo escolar e com a formação continuada do professor.

Ainda como política do Ministério de Educação, no contexto do programa TV Escola, surge o Projeto DVD Escola, cujo foco é garantir a universalização, o elevado padrão de qualidade e a equidade da Educação Básica, sinalizando para o compromisso com a atualização tecnológica e a democratização do TV Escola.

Atualmente o Estado do Maranhão conta com um total de 2.189 aparelhos de DVD’s e 1.488 kit’s multimídias, os quais estão distribuídos em escolas das 19 Gerências Regionais de Ensino.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Lista de diretores com inscrições deferidas, encontram-se relacionados os técnicos e docentes que participarão do processo seletivo para preenchimento das vagas adicionais.
A prova será realizada no dia 13 de junho de 2008, no horário de 15:00 h às 18:00 h, devendo o candidato chegar com 30 minutos de antecedência no local específico
ESFERA ESTADUAL - DIRETORES ESFERA MUNICIPAL - DIRETORES
ESCOLAS – IMPERATRIZ
Alaís Lima de Moraes
Aldenir Ferreira Cézar
Cleomar Moreira dos Santos
Deusdelice de Almeida Cerqueira
Edinalva da Silva Araújo
Francinete Lima Farias
Francisca Auricélia Carvalho de Almeida Fróes
Francisca Célia Chaves Sá Rocha
Francisca Sousa Silva
Glória Maria Lago Cunha
Jacó Muniz de Carvalho Filho
Jeassimonne Paulino de Carvalho
Maria das Dôres Silva Ruas
Maria Eliana Ferreira
Maria Ivanilde Oliveira Santos
Maria Magnólia Ferreira de Sousa
Marinete Ferreira da Silva Chaves
Marlene Lopes Barros Oliveira
Marlene Matias Passos de Oliveira
Sebastiana de Assis Nogueira
Vanda Maria Lopes da Silva
Vera Lúcia de Souza Silva
ESCOLAS –AÇAILÂNDIA
Maria Enoy Brito dos Santos
ESCOLAS SÃO JOÃO DO PARAÍSO
Maria Zenaide Cordeiro de Freitas
ESCOLAS – JOÃO LISBOA
Elisabeth Rocha Barros
ESCOLAS – AMARANTE DO MA
Vânia Maria Ferreira Aires
ESCOLAS – GOV. EDISON LOBÃO
Jadna Rocha Silva
Sirlene de Sousa Ribeiro
ESCOLAS - BURITICUPU
Antônia Cleudimar Sousa Menezes
Antônio de Jesus Melo
José de Ribamar Correia Santana
MUNICÍPIO DE AMARANTE DO MA
Antonia de Cássia Magalhães
Gilcimara Vieira do Carmo
Júlia Vieira de Sousa
Maria do Socorro Leal Brito
Miguel Araújo do Nascimento
Raimunda Calisto de Sousa Siqueira
Rosa Maria Sales dos Santos Porto
Vanessa Ribeiro de Carvalho Sales
Welia Regina Carreiro Viana Teixeira
MUNICÍPIO SÃO JOÃO DO PARAÍSO
Anely de Oliveira Silva
Benedito Cardoso Veto
Edileusa Carneiro Fernandes
Giceliane Coelho Barbosa
Joaquina de Jesus Oliveira
Maria das Graças do Nascimento Cardoso
Neile de Sousa Borges
Rosilda Coelho de Oliveira Carvalho
MUNICÍPIO DE JOÃO LISBOA
Antonia Bezerra
Cínara Guimarães Lema
Cleonete Lema da Silva
Maria de Fátima Sousa da Silva
Raimunda do Carmo Brito de Moraes
Sônia Luiza Sousa Torres
MUNICÍPIO EDISON LOBÃO
Antonio José da Silva
Irene da Conceição Pereira
Maria Antonieta de Sousa Silva
Rosângela Rodrigues Coelho Santana
Zaira Paixão Carnauba
MUNICÍPIO DE BURITICUPU
Alacides dos Reis Silva
Dinalice Figueiredo dos Anjos
Maria da Navegante da Silva Xavier
Maria Lima de Freitas
Raniere Pereira Araújo
MUNICÍPIO SENADOR LA ROCQUE
Claudienne Pereira da Silva
Selma Feitosa de Aguiar
ESFERA ESTADUAL – VAGAS
ADICIONAIS IMPERATRIZ
ESFERA MUNICIPAL – VAGAS
ADICIONAIS IMPERATRIZ
Antonia Márcia Mereles Ramos
Ariane Sales Costa
Aricelma Costa Ibiapina
Arlete Fragas da Silva
Maria Vieira de Faria
Selma de Jesus Cipriano Milhomem
Ivetilde Nascimento Delgado Mota
Joanice Sá Rocha
Maria das Graças Viana Santos
Rita Maria Gonçalves de Oliveira
Sheilla Garcia Mello Lima
Vadilson de Almeida Silva
UFMA VAGAS ADICIONAIS
Antônio Sousa Alves
Lucivania Silva de Melo
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

A Coordenação do Curso de Especialização em Gestão Escolar/Mestrado em Educação divulga, no anexo I, a lista de candidatos que tiveram inscrição deferida para participar do processo seletivo para ingresso no referido curso, relacionados por vínculos administrativos (esfera estadual e esfera municipal) e município local de trabalho. Além da lista de diretores com inscrições deferidas, encontram-se relacionados os técnicos e docentes que participarão do processo seletivo para preenchimento das vagas adicionais.
A prova será realizada no dia 13 de junho de 2008, no horário de 15:00 h às 18:00 h, devendo o candidato chegar com 30 minutos de antecedência no local específico, conforme discriminação que segue:
POLOS ENDEREÇO MUNICÍPIOS SEDE ESCOLAS
Polo São Luís
Turma 1 Campus Universitário. Prédio do CEB Velho. Bloco D (UNITI e NECAD). Av. dos Portugueses s/n. São Luís São Luís
Polo São Luís
Turma 2 Campus Universitário. Prédio do CEB Velho. Bloco D (UNITI e NECAD). Av. dos Portugueses s/n. São Luís Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Morros, Primeira Cruz, Rosário, Humberto de campos, Bacabeira, Santa Rita e Santo Amaro
Polo Pinheiro Campus V/UFMA – Rua Raimundo José Pimenta s/n. bairro da Floresta. Pinheiro. Pinheiro, Guimarães, Cajapió, Cajari, Matinhas, Penalva, Mirinzal, São Bento, São João Batista, Viana e Bequimão
Polo Codó Campus VII/UFMA. Rua Dr. Anselmo n. 2008. Codó. Ao lado da Câmara Municipal. Codó, Timom, Caxias, Pedreiras, Coroatá, Peritoró, Timbiras, São Mateus, Igarapé Grande, Lima Campos, Lago do Junco, Lago do Junco, Esperantinópolis, Lago da Pedra, Aldeias Altas, Matões, Trizidela do Vale e Lago dos Rodrigues
Polo Chapadinha Centro de Ensino Médio Dr. Paulo Ramos. Praça São Raimundo s/n. Centro.Chapadinha Chapadinha, São Bernardo, Brejo, Santa Quitéria do Maranhão, Nina Rodrigues, Vargem Grande, Pirapemas, Matões do Norte, Milagres do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Itapecuru-Mirim, Presidente Vargas, Miranda do Norte e Cantanhede.
Polo Imperatriz Campus II/UFMA – Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia. Rua Urbano Santos s/n. Centro Imperatriz. Imperatriz, Amarante do Maranhão, São João do Paraíso, Açailândia, Buriticupu, João Lisboa, Gov. Edison Lobão e Senador La Roque
Polo Porto Franco U.I. Clarindo Santiago. Praça Getúlio Vargas . Centro. Porto Franco Porto Franco ( candidatos desse Polo, farão o curso em Imperatriz ou Balsas), vez que não houve suficiente demanda por vagas
Pólo Barra do Corda CE Dom Marcelino de Mião. Rua José Delfino Meneses, s/n.Barra do Corda Barra do Corda, Tuntum, Grajaú, Sítio Novo, São José dos Basílios, Presidente Dutra, Arame, Santo Antônio dos Lopes, Joselândia, Gov. Eugênio Barros, Santa Filomena do Maranhão, Gov. Luis Rocha, São Domingos, Graça Aranha, Fortuna, Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras e Itaipava do Grajaú.
Polo Santa Inês CE Josué Diniz Alves. Rua do Bambu, s/n.Centro. Santa Inês. Santa Inês, Satubinha, Zé Doca, Igaraé do Meio, Tufilândia, Pio XII, Santa Luzia, Pindaré-Mirim, Bacabal, Cândido Mendes e Bom Jardim.
Pólo Balsas CE Padre Fábio Bertagnolli. COHAB. Balsas Mirador, Buriti Bravo, Tasso Fragoso, Colinas, Paraibano, Buriti Bravo, Nova Iorque, São João dos Patos, Formosa da Serra Negra, Sucupira do Norte, Sucupira do Riachão e Pastos Bons.

Nesse processo seletivo, houve demanda em 117 municípios maranhenses, com um total de 1.094 inscritos, sendo 547 de escolas da rede estadual e 536 de escolas da rede municipal. Além destes, inscreveram-se 11 candidatos da UFMA nas vagas adicionais. Dessas inscrições, 768 foram deferidas para participação na etapa da prova do processo seletivo.
Os indeferimentos de inscrição ocorreram em razão da ausência de documentos exigidos no edital PPPG n. 15/2008 que não foram anexados à ficha de inscrição.
São Luis, 09 de junho de 2008

Profa. Lucinete Marques Lima
Coordenadora do Curso Esp. Gestão Escolar

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Governo reúne supervisores escolares recém-nomeados

04/06/2008

Os supervisores escolares da rede estadual de ensino, nomeados no início do ano, participam esta semana do Encontro de Supervisores Escolares 2008, no Centro de Ensino Almirante Tamandaré. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da secretaria de Educação (Seduc), visa fortalecer as ações pedagógicas em consonância com as políticas públicas estaduais e nacionais de valorização dos novos profissionais da educação que ingressaram recentemente na rede.

O encontro será realizado em duas etapas. Esta semana a formação contempla 371 supervisores que estão lotados em escolas da região metropolitana. Entre os dias 11 e 13, será a vez dos outros 104 supervisores das 17 unidades regionais de educação.

Para a secretária Adjunta de Ensino da Seduc, Régina Galeno, a participação dos novos supervisores no evento é importante para efetivar o regime de colaboração que é meta do governo Jackson Lago para melhorar a qualidade da educação.

“O governo estadual é consciente da necessidade de uma articulação política da educação federal que fortaleça o regime de colaboração. Desta forma, como técnicos, precisamos conhecer as articulações políticas da rede estadual de ensino para o fortalecimento das instituições escolares e da efetivação de uma ação participativa”, pontuou Régina Galeno.

A gestora da educação da região metropolitana de São Luís, Valda Souza, ressaltou que o encontro é um dos momentos em que o Estado reunirá os atores da educação para integração dos profissionais no cotidiano pedagógico escolar e disseminação de informações do sistema educacional maranhense. “Nós contamos com cada um dos agentes escolares para fazer da escola, uma escola para a comunidade”, declarou a gestora.

Supervisora da Unidade Integrada Délio Jardim de Mattos, no São Cristóvão, Danusa Costa Mendes, “o encontro é uma excelente oportunidade de conhecer o funcionamento da rede estadual de ensino e discutir com os outros profissionais temáticas referentes à educação, além de ser um momento para trocas de experiências”, avaliou.

Durante o encontro, serão realizados estudos e oficinas pedagógicas pertinentes ao exercício do supervisor escolar, apresentações de relatos de experiência e orientações referentes à sistemática de avaliação do ensino fundamental e médio e suas formas de registro, entre outras atividades.


Fonte: Ascom/Seduc

Lembretes

Resultado do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professores
22/05/2008

I FECEB/MA – Feira de Ciências da Educação Básica do Maranhão
19 e 20 de junho de 2008

Seduc convoca instrutores em agropecuária
03 de junho

CENSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2008
03 de junho
Seduc promove encontro de supervisores escolares

02/06/2008

Para favorecer o processo de fortalecimento das ações pedagógicas, em consonância com as políticas públicas estaduais e nacionais de valorização dos profissionais da educação, o Governo do Maranhão, por meio desta Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoverá nesta segunda-feira, 2, o Encontro de Supervisores Escolares 2008. O encontro acontecerá no Centro de Ensino Almirante Tamandaré (Cohab), nos turnos matutino, vespertino e noturno.

O evento terá como público alvo os 475 supervisores nomeados este ano para atuarem nas escolas em 18 unidades regionais de educação da rede estadual de ensino. A formação beneficiará 104 supervisores em horário integral (matutino e vespertino), totalizando 28 horas de formação, durante três dias e para os 371 participantes de São Luís durante cinco dias em seus respectivos turnos de trabalho, perfazendo um total de 24 horas.

O evento visa promover a integração dos profissionais no cotidiano pedagógico escolar no que se refere às propostas e orientações educacionais, aos projetos e programas desenvolvidos pela rede estadual de ensino. Por meio deste processo, ocorrerá a disseminação de informações e a promoção de uma dinâmica que permita troca de saberes e a ampliação de conhecimentos acerca do papel do supervisor escolar na atual conjuntura educacional maranhense.

Durante o encontro serão realizados estudos e oficinas sobre questões pedagógicas pertinentes ao exercício do supervisor escolar. O desenvolvimento dos trabalhos contará com a efetiva participação de profissionais da Secretaria de Estado da Educação, diretamente vinculados ao exercício da prática dos supervisores escolares.

Será cumprida uma programação em que estão previstas atividades culturais, apresentação do organograma da Seduc, apresentação de projetos e programas desenvolvidos pela secretaria, apresentação de relatos de experiência, apresentação referente ao desenvolvimento curricular e a organização do trabalho pedagógico, orientações referentes à sistemática de avaliação do ensino fundamental e médio e suas formas de registro, entre outras atividades.



Fonte: Ascom/Seduc

domingo, 1 de junho de 2008

video
Espírito Santo

video
Oswaldo Montenegro

video

II Encontro pedagógico 2008/



Aconteceu neste sábado 31/05, no CE Nascimento de Morais, o II Encontro Pedagógico com os educadores da rede estadual. Após abertura do Evento no auditório da escola, foram realizadas oficinas sobre instrumentos de avaliação, organizadas por área de conhecimento nas salas de aulas.
A participação dos educadores superou às expectativas para o encontro.
Parabéns a todos os participantes e organizadores do evento!!!!!!!







video

Links Importantes

Clique para ler a matéria
Dinheiro na escola
Municípios que cumprirem metas terão mais recursos










Clique para ler a matéria
PDE Escola
Cada escola pública terá seu próprio plano de ação


MarcadorO que é o PDE?
MarcadorTermo de adesão ao plano de metas Compromisso Todos pela Educação

MarcadorConsulte aqui indicadores demográficos e educacionais de todos o pa





Clique para ler a matéria
Biblioteca na escola
Obras literárias para alunos do ensino


Clique para ler a matéria
Provinha Brasil
Ler e escrever até os oito anos de ida


Clique para ler a matéria
Fundeb
Mais recurso para educação básica


Clique para ler a matéria
Livro sobre o PDE
Razão, princípios e programas


Clique para ler a matéria
Plano de metas
do PDE
- (IDEB)







Clique para ler a matéria
Brasil Alfabetizado
Nordeste será prioridade do programa





Clique para ler a matéria
Atenção ao Aluno
Merenda e transporte para
toda educação básica


Clique para ler a matéria
Transporte escolar
Alunos da área rural terão ônibus para ir à escola



Clique para ler a matéria
Piso do magistério
Acordo do governo e entidades: piso será de R$ 850,00






16/06/2008Farol da Biblioteca foi atração em barraca do VOS
13/06/2008Seduc animará festa junina da lagoa da Jansen
13/06/2008MEC instalará 100 escolas profissionalizantes no Maranhão
13/06/2008Técnicos da Amde encerram visita aos municípios
13/06/2008Plano de alfabetização será discutido em fóruns regionais
13/06/2008Governador inaugura escola em Parnarama
13/06/2008Seduc inicia fóruns de educação de jovens e adultos
13/06/2008Educação Ambiental é pauta da 4ª videoconferência da Educação 2008
10/06/2008Alunos da rede estadual participam do Guarnicê de Cinema
10/06/2008Nunes Freire se mobiliza no combate ao analfabetismo
10/06/2008Olimpíada de português: adesão de 98%
09/06/2008Escola Salim Braid apresenta projeto educação no trânsito
09/06/2008Governo assina 30 novos convênios e inaugura mais um posto do Saúde na Escola
09/06/2008Governador e diretores da Coca-Cola firmam parceria pela educação
06/06/2008Professores recebem formação em mídias na educação
04/06/2008Governo reúne supervisores escolares recém-nomeados
04/06/2008Sape trabalha para erradicar analfabetismo no Maranhão
04/06/2008Estudantes expõem projetos na Semana do Meio Ambiente
04/06/2008Seminário da Amde vai discutir parcerias na Educação
02/06/2008Governo do Estado entrega escola em Anapurus





Chat da Terra, Links, Sites e Blogs Importantes

Maranhão

http://chat03.terra.com.br

Selecione uma sala abaixo:
Salas
Entrar
Visitar
Pessoas
na Sala
Alcantara
0
Bacabal
0
Imperatriz
1
Santa Ines
0
Sao Jose de Ribamar
0
Sao Luiz
0

Livros - Paulo Freire

BAIXE AQUI É SÓ CLICAR NO NOME DO LIVRO

Homenagem a Paulo Freire

A importância do ato de ler

A pedagogia da esperança

Ação cultural para liberdade

Cartas a Guine Bissau

Conscientização

Educação e mudança

Extensão ou comunicação

Medo e ousadia

Pedagogia da indignação

Pedagogia do diálogo e conflito

Política e educação

Professora sim, tia não

Paulo Freire para educadores

Pedagogia da autonomia

Pedagogia do oprimido

Por uma pedagogia da pergunta














Bem - Vindos ao Blog da Supervisão Escolar da URE de Imperatriz - MA

http://supervisaoescolarurei.blogspot.com

Este é um blog sobre educação. Entre

e dê sua contribuição relatando suas

experiências, trabalhos e artigos.

Mande-nos suas sugestões.

Equipe de Supervisão Escolar de Imperatriz MA

Autores deste blog

01 supervisaoescolarureimperatriz@gmail.com

02 aricelma2008@gmail.com;

aricelma_ibiapina@hotmail.com;

03 edvoneri@hotmail.com;

04 afragas3@hotmail.com;

05 tilde_del@yahoo.com.br;

06 verbenavrs@globo.com;

07 vanusaalvesma1@yahoo.com.br;

08 ariane_sales@hotmail.com;

09 aglaidesoares@hotmail.com;

10 ritamgo@hotmail.com;

11 rakelmoaz@bol.com.br;

12 eloped@hotmail.com;

13 genilza28@hotmail.com;

14 mariceialinda@hotmail.com;

15 raim-sa@bol.com.br;

16 leilalopespereira@hotmail.com;

17 vadilson-imp@hotmail.com;

18 flordellyz_21@hotmail.com;

19 anatalicefernandes@hotmail.com;

20 antonimeiras@hotmail.com;

21 elinetepereira@hotmail.com;

Supervisora Raquel

Supervisora Raquel
II Encontro Pedagógico 2008

II Encontro Pedagógico 2008

II Encontro Pedagógico 2008
Supervisora Raquel

Oficina.....

Oficina.....

Oficina....

Oficina....

Oficina..

Oficina..

Auditório

Auditório
2008

Aricelma e Rai

Aricelma e Rai
Oficina 2008

CALENDÁRIO 2008

« 200720082009 »
JANEIRO
DSTQQSS


12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031
1 - Confrat. Universal

FEVEREIRO
DSTQQSS





12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829
2 - N. Srª dos Navegantes
5 - Carnaval

MARÇO
DSTQQSS






1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031
21 - Paixão
23 - Páscoa

ABRIL
DSTQQSS


12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930
21 - Tiradentes

MAIO
DSTQQSS




123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1 - Dia do Trabalho
22 - Corpus Christi

JUNHO
DSTQQSS
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

JULHO
DSTQQSS


12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

AGOSTO
DSTQQSS





12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

SETEMBRO
DSTQQSS

123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
7 - Procl. Independência
20 - Revolução Farroupilha

OUTUBRO
DSTQQSS



1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031
12 - N. Srª Aparecida

NOVEMBRO
DSTQQSS






1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30
2 - Finados
15 - Procl. da República

DEZEMBRO
DSTQQSS

123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
25 - Natal

Oficina

Oficina
II Encontro Pedagógico 2008

Coordenadora do Departamento Pedagógico

Coordenadora do Departamento Pedagógico
Margarida

Supervisores Escolares

Supervisores Escolares
2008

Supervisores Escolares

Supervisores Escolares
URE- Imperatriz

Professores

Professores
2008

Supervisora Ivetilde

Supervisora Ivetilde
2008

PROFESSORES

PROFESSORES
I ENCONTRO PEDAGÓGICO 2008

I ENCONTRO PEDAGÓGICO 2008

I ENCONTRO PEDAGÓGICO 2008
CE NASCIMENTO DE MORAES

Maricéia e Vanusa

Maricéia e Vanusa
2008

Supervisora Raquel

Supervisora Raquel
I ENCONTRO PEDAGÓGICO 2008

I ENCONTRO PEDAGÓGICO

I ENCONTRO PEDAGÓGICO
2008

I ENCONTRO PEDAGÓGICO

I ENCONTRO PEDAGÓGICO
ABRIL DE 2008

Turma Vespertino ProInfo - Curso sobre LINUX - Professora Cida Marconcine

Supervisores Escolares no Curso sobre LINUX

Aricelma, Ariane,Rai,Verbena,Arlete,Ivetilde,Maricéia, Eloísa, Anatalice e Edvonéria

Ivetilde,Maricéia, Arlete,Eloísa, Anatalice , Ariane, Aricelma e Edvonéria

Aricelma, Ariane,Rai,Verbena,Arlete,Ivetilde,Maricéia, Eloísa, Anatalice e Edvonéria

Aricelma, Arlete, Edvonéria e Anatalice

Ivetilde, Anatalice, Arlete, Aricelma, Maricéia, Eloísa

Aricelma, Arlete, Edvonéria, Anatalice e Ivetilde

Eloísa,Ariane,Maricéia e Aricelma

BAIXE AQUI


Livros - Paulo Freire

Um nível acima
Homenagem a Paulo Freire
A importância do ato de ler
A pedagogia da esperança
Ação cultural para liberdade
Cartas a Guine Bissau
Conscientização
Educação e mudança
Extensão ou comunicação
Medo e ousadia
Pedagogia da indignação
Pedagogia do diálogo e conflito
Política e educação
Professora sim, tia não
Paulo Freire para educadores
Pedagogia da autonomia
Pedagogia do oprimido
Por uma pedagogia da pergunta

Eu tenho uma espécie de dever,

de dever de sonhar

de sonhar sempre,

pois sendo mais do que

um espectador de mim mesmo,

Eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso.

E assim me construo a ouro e sedas,

em salas supostas, invento palco,

cenário para viver o meu sonho entre luzes brandas

e músicas invisíveis.

Fernando Pessoa


Sonho Impossível

Sonhar, mais um sonho

impossível

Lutar quando é fácil ceder

Vencer o inimigo invencível

Negar quando a regra é vender

Sofrer a tortura implacável

Romper a incabível prisão

Voar num limite improvável

Tocar o inacessível chão

É minha lei

É minha questão

Virar este mundo

Cravar este chão

Não importa saber

Se é terrível demais

Quantas guerras

terei de vencer

Por um pouco de paz

E amanhã

Se esse chão que eu beijei

For meu leito e perdão

Vou saber que valeu

Delirar e morrer de paixão

E assim,

Seja lá como for,

Vai ter fim

A infinita aflição

E o mundo

Vai ver uma flor

Brotar

do impossível chão

Tradução: Chico Buarque


A árvore que não dá frutos

É xingada de estéril.

Quem examina o solo?

O galho que quebra

É xingado de podre, mas

Não havia neve sobre ele?

Do rio que tudo arrasta

Se diz que é violento,

Ninguém diz violentas

As margens que o cerceiam.

Bertold Brecht


“Penso que a escola devia cuidar primariamente da fala dos alunos,

único meio de comunicação que a maioria deles terá pela vida toda,

uma adequada terapia da fala (e do pensamento nela expresso),

quem sabe, encaminharia uma natural terapia da escrita”.

Pedro Luft




Onde você vê um obstáculo,
alguém vê o término da viagem
e o outro vê uma chance de crescer.

Onde você vê um motivo pra se irritar,
Alguém vê a tragédia total
E o outro vê uma prova para sua paciência.

Onde você vê a morte,
Alguém vê o fim
E o outro vê o começo de uma nova etapa...
Onde você vê a fortuna,
Alguém vê a riqueza material
E o outro pode encontrar por trás de tudo, a dor e a miséria total.

Onde você vê a teimosia,
Alguém vê a ignorância,
Um outro compreende as limitações do companheiro,
percebendo que cada qual caminha em seu próprio passo.

E que é inútil querer apressar o passo do outro,
a não ser que ele deseje isso.
Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar.

"Porque eu sou do tamanho do que vejo.
E não do tamanho da minha altura."

Fernando Pessoa


Dispersão

Perdi-me dentro de mim

Porque eu era labirinto,

E hoje, quando me sinto,

É com saudades de mim.

Passei pela minha vida

Um astro doido a sonhar.

Na ânsia de ultrapassar,

Nem dei pela minha vida...

Para mim é sempre ontem,

Não tenho amanhã nem hoje:

O tempo que aos outros foge

Cai sobre mim feito ontem.

Sá Carneiro


Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.
O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.
E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.
 

Luís Vaz de Camões


 

Transforma-se o amador na cousa amada,
Por virtude do muito imaginar;
Não tenho logo mais que desejar,
Pois em mim tenho a parte desejada.
Se nela está minha alma transformada,
Que mais deseja o corpo de alcançar?
Em si somente pode descansar,
Pois consigo tal alma está liada.
Mas esta linda e pura semideia,
Que, como o acidente em seu sujeito,
Assim co'a alma minha se conforma,
Está no pensamento como idéia;
[E] o vivo e puro amor de que sou feito,

Como matéria simples busca a forma.

Luís Vaz de Camões


 

Amo como ama o amor.

Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar.

Que queres que te diga, além de que te amo,

se o que quero dizer-te é que te amo?

Fernando Pessoa