domingo, 27 de abril de 2008
1—Supervisão/Coordenação Pedagógica
AGUIAR, Márcia A. Supervisão Escolar e Política Educacional. São Paulo: Cortez, 1991.
ALARCÃO, Isabel (org.). Escola Reflexiva e Supervisão: uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. Porto: Porto Editora, 2001a.
ALARCÃO, Isabel (org.). Formação Reflexiva de Professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996.
ALARCÃO, Isabel (org.). Supervisão de Professores e Inovação Educacional. Aveiro: CIDInE, 1995.
ALARCÃO, Isabel e TAVARES, José. Supervisão da Prática Pedagógica: uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem, 2a ed. (revista e desenvolvida). Coimbra: Almedina, 2003a.
ALARCÃO, Isabel. Contributos da supervisão pedagógica para a construção reflexiva do conhecimento profissional dos professores. In: Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva, 2a ed. São Paulo: Cortez, 2003b.
ALARCÃO, Isabel. Do Olhar Supervisivo ao Olhar sobre a Supervisão. In: Rangel, Mary (org.). Supervisão Pedagógica: princípios e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2001b.
ALVES, Nilda & GARCIA, Regina L. (org.). O Fazer e o Pensar dos Supervisores e Orientadores Educacionais, 5a ed. São Paulo: Loyola, 1991.
ALVES, Nilda (org.). Educação e Supervisão - o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1984.
BALZAN, Newton Cesar. Perfil do Supervisor Necessário, in Supervisão Educacional: Novos Caminhos - Cadernos Cedes, n. 7. São Paulo: Cortez, 1983.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). O Educador: Vida e Morte, 2 a ed. Rio de Janeiro: Graal, 1982.
D'ANTOLA, Arlete (org.). Supervisão e Currículo. São Paulo: Pioneira, 1983.
FERREIRA, Naura S.C. (org.). Supervisão Educacional para uma Escola de Qualidade: da formação à ação. São Paulo: Cortez, 1999.
FERREIRA, Naura S.C. e AGUIAR, Márcia A.S. (orgs.). Para Onde Vão a Orientação e a Supervisão Educacional. Campinas, SP: Papirus, 2002.
GARCIA, Olgair Gomes. Direção e coordenação pedagógicas inspiradas na Educação Libertadora: propiciadoras da construção de um ambiente escolar mais significativo e humanizado. In Revista de Educação da AEC (105). Brasília: AEC, 1997.
GRINSPUN, Mírian P.S.Z. (org.). Supervisão e Orientação Educacional: perspectivas de integração na escola. São Paulo: Cortez, 2003.
MACHADO, Lourdes M. (coord.) e MAIA, Graziela Z.A. (org.). Administração e Supervisão Escolar: questões para o novo milênio. São Paulo: Pioneira, 2000.
MEDIANO, Zélia D. O Professor e o Supervisor Ante a Avaliação da Aprendizagem, in Idéias n. 8. São Paulo: FDE, 1990.
MEDINA, Antonia S. Supervisão Escolar: da ação exercida à ação repensada, 2a ed. Porto Alegre: AGE, 2002
MEDINA, Antonia S. Supervisor Escolar: parceiro político-pedagógico do professor. In: SILVA JR., Celestino A. e RANGEL, Mary (orgs.). Nove Olhares sobre a Supervisão, 3a ed. Campinas, SP: Papirus, 1999.
MURAMOTO, Helenice M.S. Supervisão Escolar - Para Quê Te Quero? São Paulo: Iglu, 1991.
NOGUEIRA, Martha G. Supervisão Educacional: a questão política, 2a ed. São Paulo: Loyola, 2000.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia (org.). A Supervisão na Formação de Professores – da sala à escola, 1o vol. Porto: Porto Editora, 2002.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia (org.). A Supervisão na Formação de Professores – da organização à pessoa, 2o vol. Porto: Porto Editora, 2002.
RANGEL, Mary (org.). Supervisão Pedagógica: Princípios e Práticas. Campinas, SP: Papirus, 2001.
SÁ-CHAVES, Idália. Formação, Conhecimento e Supervisão: contributos nas áreas da formação de professores e de outros profissionais. Aveiro: Universidade, 2000.
SILVA JR., Celestino A. e RANGEL, Mary (orgs.). Nove Olhares sobre a Supervisão, 3a ed. Campinas, SP: Papirus, 1999.
SILVA JUNIOR, Celestino A. Supervisão da Educação: do autoritarismo ingênuo à vontade coletiva. São Paulo: Loyola, 1984.
SILVA, Naura, S.C. Supervisão Educacional: uma reflexão crítica, 10a ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
URBAN, L. Supervisão Educacional: Sim ou Não? - Revista de Educação da AEC (57). Brasília: AEC, 1985.
VASCONCELLOS, Celso S. Sobre o Espaço de Reflexão Coletiva e Contínua da Prática. In Para Onde Vai o Professor? Resgate do Professor como Sujeito de Transformação, 11a ed. São Paulo: Libertad, 2006.
VASCONCELLOS, Celso S. Sobre o Papel da Supervisão Educacional/Coordenação Pedagógica. In Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula, 6a ed. São Paulo: Libertad, 2006.
VASCONCELLOS, Celso S. Trabalho Coletivo: a reunião pedagógica semanal como espaço de gestão do projeto e de formação contínua do professor. In Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula, 6a ed. São Paulo: Libertad, 2006.
VASCONCELLOS, Celso S. Papel da Equipe de Coordenação/Direção. In Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico, 15a ed. São Paulo: Libertad, 2006.
VASCONCELLOS, Celso S. Sobre o Trabalho da Equipe Diretiva no Processo de Mudança. In Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança, 7a ed. São Paulo: Libertad, 2006.
VVAA. O Coordenador Pedagógico e a Educação Continuada. São Paulo: Loyola, 1998.
VVAA. O Coordenador Pedagógico e a Formação Docente. São Paulo: Loyola, 2000.
VVAA. O Coordenador Pedagógico e o Cotidiano da Escola. São Paulo: Loyola, 2003.
VVAA. O Coordenador Pedagógico e o Espaço da Mudança. São Paulo: Loyola, 2001.
2—Orientação Educacional
AEC. Orientação Educacional Hoje e Amanhã. Revista de Educação AEC (64). Brasília: AEC, 1987.
ALVES, N. & GARCIA, R.L. (org.). O Fazer e o Pensar dos Supervisores e Orientadores Educacionais, 5a ed. São Paulo: Loyola, 1991.
FELTRAN, Regina C.S. Orientação Educacional na Pré-Escola. Campinas, SP: Papirus, 1990.
FERREIRA, Naura S.C. e AGUIAR, Márcia A.S. (orgs.). Para Onde Vão a Orientação e a Supervisão Educacional. Campinas, SP: Papirus, 2002.
GARCIA, Regina L. (org.). Orientação Educacional: o trabalho na escola, 3a ed. São Paulo: Loyola, 1999.
GARCIA, Regina L. Orientação Educacional - afinal a quem serve? In: Cadernos CEDES (6): Especialistas do Ensino em Questão, 5a reimpressão. São Paulo: CEDES/Cortez, 1989.
GRINSPUN, Mírian P.S.Z. (org.). A Prática dos Orientadores Educacionais. São Paulo: Cortez, 1994.
GRINSPUN, Mírian P.S.Z. (org.). Supervisão e Orientação Educacional: perspectivas de integração na escola. São Paulo: Cortez, 2003.
GRINSPUN, Mírian P.S.Z. A Orientação Educacional: conflito de paradigmas e alternativas para a escola. São Paulo: Cortez, 2001.
MAIA, Eny M. e GARCIA, Regina L. Uma Orientação Educacional Nova para uma Nova Escola, 5a ed. São Paulo: Loyola, s/d.
NEVES, Maria A.C.M. (org.). A Orientação Educacional - permanência ou mudança? Petrópolis, RJ: Vozes, 1986.
PIMENTA, Selma G. O Pedagogo na Escola Pública - uma proposta de atuação a partir da análise crítica da orientação educacional. São Paulo: Loyola, 1988.
PIMENTEL, Maria G. e SIGRIST, Áurea C. Orientação Educacional, 3a ed. São Paulo: Pioneira, 1976.
PLACCO, Vera M. N. S. Formação e Prática do Educador e do Orientador: confrontos e questionamentos. Campinas, SP: Papirus, 1994.
SAVIANI, Dermeval. A Orientação Educacional no Atual Contexto Brasileiro. In Educação: do Senso Comum à Consciência Filosófica, 3a ed. São Paulo: Cortez, 1983.
VASCONCELLOS, Celso S. Orientação Educacional: mediação das relações e da mudança na escola. In Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula, 6a ed. São Paulo: Libertad, 2006.
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1 - Confrat. Universal |
2 - N. Srª dos Navegantes 5 - Carnaval |
21 - Paixão 23 - Páscoa | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
21 - Tiradentes |
1 - Dia do Trabalho 22 - Corpus Christi |
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7 - Procl. Independência 20 - Revolução Farroupilha | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 - N. Srª Aparecida |
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- Pedagogia do oprimido
- Por uma pedagogia da pergunta
Eu tenho uma espécie de dever,
de dever de sonhar
de sonhar sempre,
pois sendo mais do que
um espectador de mim mesmo,
Eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso.
E assim me construo a ouro e sedas,
em salas supostas, invento palco,
cenário para viver o meu sonho entre luzes brandas
e músicas invisíveis.
Fernando Pessoa
Sonhar, mais um sonho
impossível
Lutar quando é fácil ceder
Vencer o inimigo invencível
Negar quando a regra é vender
Sofrer a tortura implacável
Romper a incabível prisão
Voar num limite improvável
Tocar o inacessível chão
É minha lei
É minha questão
Virar este mundo
Cravar este chão
Não importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras
terei de vencer
Por um pouco de paz
E amanhã
Se esse chão que eu beijei
For meu leito e perdão
Vou saber que valeu
Delirar e morrer de paixão
E assim,
Seja lá como for,
Vai ter fim
A infinita aflição
E o mundo
Vai ver uma flor
Brotar
do impossível chão
Tradução: Chico Buarque
É xingada de estéril.
Quem examina o solo?
O galho que quebra
É xingado de podre, mas
Não havia neve sobre ele?
Do rio que tudo arrasta
Se diz que é violento,
Ninguém diz violentas
As margens que o cerceiam.
Bertold Brecht
“Penso que a escola devia cuidar primariamente da fala dos alunos,
único meio de comunicação que a maioria deles terá pela vida toda,
uma adequada terapia da fala (e do pensamento nela expresso),
quem sabe, encaminharia uma natural terapia da escrita”.
Pedro Luft
Onde você vê um obstáculo,
alguém vê o término da viagem
e o outro vê uma chance de crescer.
Onde você vê um motivo pra se irritar,
Alguém vê a tragédia total
E o outro vê uma prova para sua paciência.
Onde você vê a morte,
Alguém vê o fim
E o outro vê o começo de uma nova etapa...
Onde você vê a fortuna,
Alguém vê a riqueza material
E o outro pode encontrar por trás de tudo, a dor e a miséria total.
Onde você vê a teimosia,
Alguém vê a ignorância,
Um outro compreende as limitações do companheiro,
percebendo que cada qual caminha em seu próprio passo.
E que é inútil querer apressar o passo do outro,
a não ser que ele deseje isso.
Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar.
"Porque eu sou do tamanho do que vejo.
E não do tamanho da minha altura."
Fernando Pessoa
Dispersão
Perdi-me dentro de mim
Porque eu era labirinto,
E hoje, quando me sinto,
É com saudades de mim.
Passei pela minha vida
Um astro doido a sonhar.
Na ânsia de ultrapassar,
Nem dei pela minha vida...
Para mim é sempre ontem,
Não tenho amanhã nem hoje:
O tempo que aos outros foge
Cai sobre mim feito ontem.
Sá Carneiro
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.
O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.
E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.
Luís Vaz de Camões
Transforma-se o amador na cousa amada,
Por virtude do muito imaginar;
Não tenho logo mais que desejar,
Pois em mim tenho a parte desejada.
Se nela está minha alma transformada,
Que mais deseja o corpo de alcançar?
Em si somente pode descansar,
Pois consigo tal alma está liada.
Mas esta linda e pura semideia,
Que, como o acidente em seu sujeito,
Assim co'a alma minha se conforma,
Está no pensamento como idéia;
[E] o vivo e puro amor de que sou feito,
Como matéria simples busca a forma.
Amo como ama o amor.
Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar.
Que queres que te diga, além de que te amo,
se o que quero dizer-te é que te amo?
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