quarta-feira, 14 de maio de 2008
12/05/2008
Alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino terão em suas mãos, a partir de 2010, livros didáticos já com todas as mudanças previstas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, firmado em 1990. É o que estabelece uma resolução publicada pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira. As mudanças afetam diretamente as editoras interessadas na venda de material didático para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) - referentes às séries mencionadas - do MEC, que deverão adequar seus livros às novas regras de ortografia.
A resolução também permite que as editoras façam a adaptação dos livros do 6º ao 9º ano do fundamental e das três séries do ensino médio, os quais só precisam estar em conformidade com o acordo a partir de 2011 e 2012, respectivamente.
- A obrigatoriedade vale apenas para o PNLD, no entando ela autoriza as editoras, que já possuem contrato com o governo, a realizarem as mudanças nos livros didáticos das demais séries. Se elas farão ou não, ainda é opcional - esclarece Rafael Torino, diretor de ações educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do MEC.
As editoras e autores de livros didáticos interessadas em participar do PNDL têm até o dia 14 de maio para se inscreverem. O governo brasileiro é um dos maiores compradores de livros didáticos do mundo. Somente em 2008, o MEC investiu R$ 661,4 milhões na distribuição de 110,2 milhões de livros a 31,1 milhões de alunos do ensino fundamental para o ano letivo em curso.
Sobre o acordo
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi assinado em Lisboa, em dezembro de 1990. Teoricamente, ele está em vigor desde o início de 2007, com a assinatura de três dos oito países signatários: Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Na prática, porém, o acordo não existe sem a entrada de Portugal, cujo parlamento deve votar o acordo ainda este mês. O processo de transição da língua em Portugal está previsto para durar seis anos.
Seu objetivo é acabar com as diferenças entre a grafia do Brasil e a dos demais países que têm o português como língua oficial. A cisão se originou em 1911, quando o governo português fez, à revelia do Brasil, a primeira normatização oficial da língua portuguesa. Desde então, os dois países tentam reaproximar suas grafias, reduzindo progressivamente as diferenças entre elas, em especial nas regras de acentuação.
O que muda para o Brasil
Quando aplicado, o acordo acabará com 98% das pendências ainda existentes. Com a reforma, o alfabeto passará a ter 26 letras. Hoje admitidas apenas em casos especiais, o "k", o "w" e "y" serão integrados definitivamente. As principais modificações nas regras brasileiras serão a eliminação do trema; do acento nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas (idéia, heróica); no hiato "oo" (enjôo, vôo) e nas formas verbais crêem, lêem, dêem, vêem e seus derivados (descrêem, relêem, desdêem, revêem etc). No português utilizado nos demais países, serão suprimidas as consoantes mudas ("acção"; "director") e o h inicial de palavras como húmido.
Arquivo do blog
-
▼
2008
(91)
-
▼
maio
(26)
- Vídeos
- ATIVIDADE À DISTÂNCIA (VALOR 10H/AULA NO CERTIFICA...
- ...
- <!-- if(MSFPhover) { MSFPnav3n=MSFPpreload("_deri...
- Artigos escritos por ...
- Livros
- MEC
- <!-- if(MSFPhover) { MSFPnav3n=MSFPpreload("_deri...
- Vídeos
- UFMA
- SEDUCMA
- Veja meu Slide Show!
- Regiões do Brasil Região Centro-Oeste, Goiás,Mat...
- Sites e Blogs Importantes
- Enem 2008: inscrições estão abertasAs inscrições p...
- Supervisão Escolar URE Imperatriz MA
- AlunoEnem - Exame nacional do ensino médioO Enem é...
- Instruções ajudam escolha do livro para ensino méd...
- Edital do Curso de Especialização em Gestão Escola...
- Livros didáticos do 1ª ao 5ª ano do ensino fundame...
- Seduc debate Prova Brasil na 3ª Videoconferência d...
- I FECEB/MA – Feira de Ciências da Educação Básica ...
- O que é a Experimentoteca ?
- Especialização em Gestão Escolar abre inscrições e...
- Sobre Avaliação Escolar
- Comunicado
-
▼
maio
(26)
Links Importantes
- Trabalhando com Projetos
- Computador no Ensino
- Projeto Político Pedagógico
- Teorias de Aprendizagem
- Formação de Conceitos
- Criatividade
- A Arte de Resolver Problemas
- Educação de Jovens e Adultos
- Ferramentas para Web
- Maiêutica
- Gerenciando Conhecimento
- História da Educação
- Filosofia da Educação
- Fenomenologia
- Educação Ambiental
- Psicologia Educacional
- Desenvolvimento do Ego
- Violência na Escola
- Avaliação
Bem - Vindos ao Blog da Supervisão Escolar da URE de Imperatriz - MA
http://supervisaoescolarurei.blogspot.com Este é um blog sobre educação. Entre e dê sua contribuição relatando suas experiências, trabalhos e artigos. Mande-nos suas sugestões. Equipe de Supervisão Escolar de Imperatriz MA |
Autores deste blog
01 supervisaoescolarureimperatriz@gmail.com
02 aricelma2008@gmail.com;
aricelma_ibiapina@hotmail.com;
03 edvoneri@hotmail.com;
04 afragas3@hotmail.com;
05 tilde_del@yahoo.com.br;
06 verbenavrs@globo.com;
07 vanusaalvesma1@yahoo.com.br;
08 ariane_sales@hotmail.com;
09 aglaidesoares@hotmail.com;
10 ritamgo@hotmail.com;
11 rakelmoaz@bol.com.br;
12 eloped@hotmail.com;
13 genilza28@hotmail.com;
14 mariceialinda@hotmail.com;
15 raim-sa@bol.com.br;
16 leilalopespereira@hotmail.com;
17 vadilson-imp@hotmail.com;
18 flordellyz_21@hotmail.com;
19 anatalicefernandes@hotmail.com;
20 antonimeiras@hotmail.com;
21 elinetepereira@hotmail.com;
Colaboradores
Supervisora Raquel
II Encontro Pedagógico 2008
Oficina.....
Oficina....
Oficina..
Auditório
Aricelma e Rai
CALENDÁRIO 2008
« 2007 | 2008 | 2009 » | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 - Confrat. Universal |
2 - N. Srª dos Navegantes 5 - Carnaval |
21 - Paixão 23 - Páscoa | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
21 - Tiradentes |
1 - Dia do Trabalho 22 - Corpus Christi |
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
7 - Procl. Independência 20 - Revolução Farroupilha | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 - N. Srª Aparecida |
2 - Finados 15 - Procl. da República |
25 - Natal |
Oficina
Coordenadora do Departamento Pedagógico
Supervisores Escolares
Supervisores Escolares
Professores
Supervisora Ivetilde
PROFESSORES
I ENCONTRO PEDAGÓGICO 2008
Maricéia e Vanusa
Supervisora Raquel
I ENCONTRO PEDAGÓGICO
I ENCONTRO PEDAGÓGICO
BAIXE AQUI
Livros - Paulo Freire
Um nível acima- Homenagem a Paulo Freire
- A importância do ato de ler
- A pedagogia da esperança
- Ação cultural para liberdade
- Cartas a Guine Bissau
- Conscientização
- Educação e mudança
- Extensão ou comunicação
- Medo e ousadia
- Pedagogia da indignação
- Pedagogia do diálogo e conflito
- Política e educação
- Professora sim, tia não
- Paulo Freire para educadores
- Pedagogia da autonomia
- Pedagogia do oprimido
- Por uma pedagogia da pergunta
Eu tenho uma espécie de dever,
de dever de sonhar
de sonhar sempre,
pois sendo mais do que
um espectador de mim mesmo,
Eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso.
E assim me construo a ouro e sedas,
em salas supostas, invento palco,
cenário para viver o meu sonho entre luzes brandas
e músicas invisíveis.
Fernando Pessoa
Sonhar, mais um sonho
impossível
Lutar quando é fácil ceder
Vencer o inimigo invencível
Negar quando a regra é vender
Sofrer a tortura implacável
Romper a incabível prisão
Voar num limite improvável
Tocar o inacessível chão
É minha lei
É minha questão
Virar este mundo
Cravar este chão
Não importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras
terei de vencer
Por um pouco de paz
E amanhã
Se esse chão que eu beijei
For meu leito e perdão
Vou saber que valeu
Delirar e morrer de paixão
E assim,
Seja lá como for,
Vai ter fim
A infinita aflição
E o mundo
Vai ver uma flor
Brotar
do impossível chão
Tradução: Chico Buarque
É xingada de estéril.
Quem examina o solo?
O galho que quebra
É xingado de podre, mas
Não havia neve sobre ele?
Do rio que tudo arrasta
Se diz que é violento,
Ninguém diz violentas
As margens que o cerceiam.
Bertold Brecht
“Penso que a escola devia cuidar primariamente da fala dos alunos,
único meio de comunicação que a maioria deles terá pela vida toda,
uma adequada terapia da fala (e do pensamento nela expresso),
quem sabe, encaminharia uma natural terapia da escrita”.
Pedro Luft
Onde você vê um obstáculo,
alguém vê o término da viagem
e o outro vê uma chance de crescer.
Onde você vê um motivo pra se irritar,
Alguém vê a tragédia total
E o outro vê uma prova para sua paciência.
Onde você vê a morte,
Alguém vê o fim
E o outro vê o começo de uma nova etapa...
Onde você vê a fortuna,
Alguém vê a riqueza material
E o outro pode encontrar por trás de tudo, a dor e a miséria total.
Onde você vê a teimosia,
Alguém vê a ignorância,
Um outro compreende as limitações do companheiro,
percebendo que cada qual caminha em seu próprio passo.
E que é inútil querer apressar o passo do outro,
a não ser que ele deseje isso.
Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar.
"Porque eu sou do tamanho do que vejo.
E não do tamanho da minha altura."
Fernando Pessoa
Dispersão
Perdi-me dentro de mim
Porque eu era labirinto,
E hoje, quando me sinto,
É com saudades de mim.
Passei pela minha vida
Um astro doido a sonhar.
Na ânsia de ultrapassar,
Nem dei pela minha vida...
Para mim é sempre ontem,
Não tenho amanhã nem hoje:
O tempo que aos outros foge
Cai sobre mim feito ontem.
Sá Carneiro
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.
O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.
E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.
Luís Vaz de Camões
Transforma-se o amador na cousa amada,
Por virtude do muito imaginar;
Não tenho logo mais que desejar,
Pois em mim tenho a parte desejada.
Se nela está minha alma transformada,
Que mais deseja o corpo de alcançar?
Em si somente pode descansar,
Pois consigo tal alma está liada.
Mas esta linda e pura semideia,
Que, como o acidente em seu sujeito,
Assim co'a alma minha se conforma,
Está no pensamento como idéia;
[E] o vivo e puro amor de que sou feito,
Como matéria simples busca a forma.
Amo como ama o amor.
Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar.
Que queres que te diga, além de que te amo,
se o que quero dizer-te é que te amo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário