domingo, 27 de abril de 2008

ENTREVISTA de Celso Vasconcellos para Revista Lastro - 2006

1 . O termo avaliar tem sido associado constantemente a expressões como fazer provas, fazer exames, testes, atribuir notas, repetir ou passar de ano. Como a avaliação escolar deve ser entendida?
Celso: Rituais, instrumentos, formas de expressão de resultados, etc. são mediações, que só ganham sentido a partir da concepção que se tem de avaliação, em especial da sua intencionalidade. Esta, por sua vez, deve estar estreitamente vinculada à intencionalidade educativa maior, em outros termos, ao Projeto Político-Pedagógico da escola.

Tendo como referência um Projeto de caráter humanista, libertador, podemos dizer, muito sinteticamente, que avaliar é localizar avanços e necessidades, isto é, tomar consciência daquilo que se conseguiu até o momento (o que é fundamental para a auto-estima, para a mobilização para novas aprendizagens), e se comprometer com a superação dos limites, das falhas, das contradições identificadas (o que é fundamental para o avanço, para a qualificação).

Em qualquer situação de vida, a questão básica da avaliação é: para quê estou avaliando? No sentido escolar, ela só deve acontecer para desencadear intervenção no processo de ensino e aprendizagem.

2. Que tipo de avaliação se tem, normalmente, nas escolas?
Celso: Não podemos generalizar, uma vez que há uma diversidade enorme de instituições e de culturas escolares. Existem iniciativas inovadoras acontecendo, existem muitos educadores buscando alterar suas práticas (e é isto que nos ajuda a manter viva a esperança). O que observamos hoje, no entanto, é que, muitas vezes, as práticas de mudança são localizadas (um outro professor, um ou outro segmento da escola) e, creio que por isto mesmo, efêmeras.

Basicamente, em grande parte das escolas, o que se tem é a avaliação tradicional, autoritária, com aquele cunho de apenas constatar e não intervir para mudar.

A avaliação tem servido para controlar o comportamento dos alunos. O professor acaba usando-a como uma forma de controle, de poder, como uma forma de coerção, em sala de aula. Ou então ela serve para dizer quem está apto ou quem não está apto. Afirmar se está ou não apto seria uma etapa: você analisa a produção do(a) aluno(a) e aponta os limites, as dificuldades. Isto seria um momento e não a avaliação em si.

O problema é que pára-se aí. Mas o que se espera de uma avaliação, com uma perspectiva libertadora, justamente o que vem a partir disto: ver o que é possível superar. O professor passa o fim-de-semana corrigindo provas. Chega segunda-feira, entrega as notas na secretaria, vai para a sala de aula, vira a página do diário, e começa vida nova. Para que serviu a avaliação? Só para gerar uma nota para a secretaria.

Por outro lado, as mudanças que vêm ocorrendo, muitas vezes, são quase que por imposição das mantenedoras. Neste contexto, há uma reação muito forte dos professores, porque se sentem desrespeitados, atingidos em seu trabalho, perdendo “o poder e a autoridade”. Aqui há uma temática da maior complexidade e importância, pois nos remete à questão dos processos de mudança.

Só para não dizer que não toquei no assunto, diria: de um lado, é preciso que a mantenedora reconheça a absoluta necessidade de o professor participar do processo de mudança na condição de sujeito (uma vez que será ele quem estará em sala concretizando a proposta), e, por outro, que os professores reconheçam a absoluta necessidade de rever a lógica classificatória e excludente da avaliação, que possam perceber que seu poder e autoridade devem estar fundados no vínculo, na qualidade da proposta, nos dispositivos pedagógicos desenvolvidos a partir do Projeto, e não no medo.

A temática da avaliação tem ocupado bastante espaço nos meios educacionais (além dos sociais). Nunca se falou tanto de avaliação, nunca se pesquisou tanto, nunca se publicou tanto como nesse momento, o que pode ser perigoso por desviar o foco do essencial: o mais importante na escola são as pessoas, que incorporam o projeto político-pedagógico, que guia as práticas e propicia o desenvolvimento e a formação humana, a cidadania, a construção do conhecimento. A avaliação é meio e não fim!

Objetivamente, do jeito como a avaliação vem sendo feita em muitas escolas —meramente classificatória—, ao invés de ajudar, acaba comprometendo a concretização do projeto. É um tema que precisa ser tratado com muito critério porque tem muitos desdobramentos.

A categoria de totalidade aí é fundamental: perceber as várias relações que envolvem a prática de avaliação. Senão, há o risco de se tentar fazer uma mudança num setor, achando que está avançando muito. Mas como não se deu conta das relações, aprofunda ainda mais a contradição.

3. O que precisa mudar no atual modelo de avaliação praticado nas escolas?
Celso: Costumo afirmar que para mudar a avaliação é preciso mudar a forma, o conteúdo e a intencionalidade da avaliação, o vínculo pedagógico, a instituição e o sistema, ou seja, tudo... O quero dizer é que a mudança da avaliação depende de mudanças na própria avaliação (conteúdo, forma e intencionalidade), mas também das relações que a avaliação estabelece (com a prática pedagógica como um todo, com a instituição escolar e com o sistema educacional e social), até porque se, em certa medida —e isto é importante, pois não se trata de mudar tudo primeiro para que depois possamos mudar a avaliação: há espaços de autonomia relativa!—, não houver mudança, por exemplo, na metodologia de trabalho, ficará difícil mudar a avaliação. Como posso fazer uma avaliação processual se minha aula é meramente expositiva? Como posso fazer a “recuperação” da aprendizagem no ato mesmo do ensino, se fico falando o tempo todo e não ouço a apropriação do conhecimento que está sendo feita pelo aluno?

A finalidade da avaliação, escrita em muitos projetos, é bonita: promover o desenvolvimento, favorecer a aprendizagem. O problema é que existe esta outra finalidade enraizada socialmente, e da qual as pessoas não se dão conta. Não é um problema moral, de falsidade (dizer uma coisa e conscientemente fazer outra), mas epistemológico (níveis de consciência: a desejada versus a enraizada). Então se percebe o professor avaliando para classificar, mesmo achando que com isso está prestando um serviço para o aluno, preparando-o para a vida. O desafio que se coloca aqui é duplo: desconstruir a concepção equivocada enraizada e internalizar a concepção emancipatória desejada; Cabe lembrar que construção/desconstrução de concepções não é um exercício meramente teórico, reflexivo. Envolve, evidentemente, a reflexão, mas passa pela sensibilidade, pelo afeto, pelo desejo, pelas práticas, pelos recursos, pelas estruturas.

4. Por onde se poderia começar um processo de mudança?
Celso: “No princípio era o desejo”. A escola em abstrato não existe: o que existem são pessoas concretas que dão vida à instituição. Nesta medida, qualquer mudança tem origem na(s) pessoa(s). A condição sine qua non para se desencadear um processo de mudança é a existência de uma pessoa (normalmente, um educador, mas também já vimos processos serem provocados por alunos ou pais) que, marcada por sua sensibilidade (para com a realidade e/ou para consigo), deseja, sonha, aspira, sente necessidade de introduzir alguma alteração no rumo das coisas. Em outros termos, alguém marcado pela vocação ontológica de ser mais (cf. Paulo Freire), pelo desassossego (cf. José Pacheco).

Quem assim se sente, tende a se comunicar, a expressar seu desejo, sua inquietação, possibilitando o surgimento de um coletivo. A partir disto, este coletivo escolar tem de buscar o seu caminho. Não há, como muitos gostariam, uma “receita”. Todavia, se não há receita, existem alguns princípios teórico-metodológicos que podem ajudar.

Podemos destacar dois aspectos básicos: um deles é a questão de propostas de mudança. Você tem que ter um horizonte, vislumbrar um caminho. Um outro é a visão de processo. Percebo que estas coisas não têm casado bem.

Muitas vezes as propostas ficam muito em cima só de um aspecto. Às vezes a escola tem toda uma luta para mudar a forma de avaliar. Não tem mais nota, só parecer descritivo. Ótimo. De fato, a nota é uma forma muito limitada, relativa, frágil, para se expressar o resultado de uma avaliação. Só que não adianta mudar a forma de expressar, se não muda a intencionalidade. Eu posso prejudicar o(a) aluno(a) com uma nota baixa, ou prejudicar ainda mais com o parecer descritivo cheio de preconceitos (ex,: dizendo que é preguiçoso, que é relapso). Nesse caso, a intenção continua a mesma: constatar, classificar. É preciso perceber que tem que mudar a postura, não adianta só mudar a forma. Tem que mudar a concepção e a prática. Não adianta mudar a concepção sem mudar a prática e vice-versa. Não adianta ter uma prática nova com uma concepção antiga, porque deturpa a prática (questão da totalidade que falei antes).

Do ponto de vista do processo, muitas vezes há a idéia de querer mudar tudo de uma vez só. Às vezes, as pessoas não têm a paciência histórica de viver o processo: passos pequenos, porém críticos, concretos e coletivos, na nova direção.

5. Que papéis teriam nessa mudança o professor, a escola e o aluno?
Celso: Por parte do professor, a primeira iniciativa que se espera é uma corajosa e radical auto-avaliação: desejo continuar sendo professor? Pode parecer uma afirmação muito dura, mas infelizmente os dados de realidade revelam o quanto existe de professores que estão no magistério meio que por acaso. No Brasil, tornou-se fácil virar professor (seja em termos da formação, seja do conseguir emprego). Se tal situação de alienação —não se identificar com o trabalho— é triste em qualquer profissão, o é de forma especial no magistério pela importância e delicadeza da atividade que exercemos.

Resolvido este dilema, o professor precisa pensar qual será o caminho que deve seguir para melhorar sua prática em geral e da avaliação em particular: uma mudança de metodologia? Uma outra forma de abordar o conteúdo? Um exercício complementar para ser feito em casa? Uma atividade diversificada em sala de aula? Um trabalho em grupo? É preciso buscar uma alternativa, o que não se aceita mais é ver o problema constatado e não ocorrer mudanças.

O aluno tem também um papel muito importante. Uma prática que os alunos precisariam fortalecer é o dar um retorno para o professor, isto é, fazer uma avaliação da sua prática. Não uma ação classificatória, para não cometer o mesmo erro de algumas escolas em que, dependendo do “ibope”, o professor é demitido, assim como o aluno é reprovado. Neste caso, não se mudou o caráter da avaliação.

Às vezes o professor tem um certo tipo de prática e ele não está percebendo que aquilo não é uma coisa legal. Quando os alunos conseguem se organizar, através do grêmio, das lideranças de classe, eles ajudam muito neste processo de mudança. Pode ser um elemento decisivo na alteração da prática do professor (atingindo muito mais que a fala da coordenação ou direção).

Uma mudança da avaliação não pode ser feita sem a participação dos alunos. Quando a escola deixa o aluno de fora, e muda, a leitura que o aluno faz é: liberou geral, a escola afrouxou. E não é isso. A escola deixou de ter uma exigência autoritária, formal, mas ela passa a ter uma exigência muito maior que é o compromisso, a construção do conhecimento, a responsabilidade. E é importante que o aluno entenda isso.

À escola cabem tarefas básicas: garantir condições de trabalho dignas (salário, plano de carreira, formação continuada, número de alunos em sala, instalações, equipamentos), respeitar a condição de sujeito —e não de objeto— do professor no processo de mudança, comprometer-se com a elaboração e concretização do projeto educativo, garantir o espaço de trabalho coletivo (reunião pedagógica semanal, p. ex.), dar apoio aos professores frente a eventuais pressões equivocadas dos pais.

6. Que instrumentos o professor pode usar em um novo processo de avaliação?
Celso: Os instrumentos, naturalmente, dependem dos objetivos e do contexto (o plano de ação é filho da tensão entre a realidade e o desejo). Uma prática simples, porém extremamente importante, é o diálogo, que pode se dar desde a metodologia de trabalho (ex.: a exposição dialogada), até o momento individual de atendimento ao aluno. Mas existem muitas outras técnicas, como projetos, relatórios, pesquisas, dramatização, onde o professor pode perceber o nível de elaboração do aluno.

Outra estratégia simples: pedir para o aluno dizer com as suas próprias palavras os conceitos apreendidos, para ver se houve internalização. Freqüentemente o estudante repete as palavras do professor ou do livro didático.

O trabalho em grupo em sala de aula é importante, com um colega ajudando o outro; desta forma, ao invés de ter somente um professor na sala de aula, tudo se passa como se tivéssemos cinco ou seis, pois os próprios alunos fazem esse papel. Outra prática muito interessante nesta direção é a monitoria: os alunos ajudam seus colegas em determinadas disciplinas ou conteúdos.

Como se pode ver, há uma série de iniciativas que traduzem essa nova intencionalidade em práticas concretas. São coisas pequenas que, num primeiro momento, o professor pode começar a mudar, sem precisar mexer na estrutura curricular maior (outras práticas podem ser vistas no site www.celsovasconcellos.com.br ou nos livros que tenho escrito sobre o tema).

Claro que seria ótimo, por exemplo, se o professor tivesse 20 horas de trabalho em classe e outras 20 na escola, quando ele pudesse atender o aluno com dificuldades, entrevistá-lo, conversar com ele (além de replanejar, estudar, partilhar, etc.). Meu primeiro emprego, numa Escola Técnica pública, há mais de 30 anos, era assim: dava 17 aulas por semana e ficava (e recebia) 40 horas na escola. Era excelente.

No fundo, gostaríamos de chegar ao ponto em que o aluno desenvolvesse a competência de se auto-avaliar e avaliar o trabalho do professor. Isso é importante porque o aluno passa a se localizar no processo de aprendizagem. Essa é a verdadeira construção da autonomia que a educação contemporânea visa. Em minha recente viagem à Escola da Ponte (Vila das Aves, Portugal) pude constatar claramente isto.

7. Conte-nos um pouco sobre o que viu na escola da Ponte em termos de avaliação.
Celso: Na Ponte, a avaliação não se destaca, não chama a atenção, muito embora esteja absolutamente presente. Nos principais dispositivos pedagógicos ali desenvolvidos ou aplicados, a avaliação está presente.

Por exemplo: a Assembléia da escola (toda sexta-feira, à tarde) tem sua origem na avaliação que os alunos fazem do seu cotidiano, expressa, por sua vez, nos dispositivos do Acho bem e do Acho mal (cartazes que ficam nos murais e os alunos vão registrando). Na Reunião de professores (quartas-férias, à tarde), os professores avaliam com afinco o Projeto e buscam formas de melhorias. No Debate todos os dias os alunos, entre outras coisas, avaliam o dia de trabalho. Os portfólios também fazem parte da paisagem cotidiana da sala de aula; eles utilizam destas pastas A-Z, com sacos plásticos, onde ficam os planos quinzenais e as principais atividades que cada aluno desenvolve.

A observação é uma prática constante de avaliação por parte dos professores, sobretudo em termos de valores e atitudes (sem estabelecer ruptura com a avaliação de conhecimentos). Como não existe observação neutra, ela é pautada na matriz axiológica da Ponte: solidariedade, responsabilidade e autonomia.

A auto-avaliação é um dos pontos fortes da avaliação na Escola da Ponte, estando também presente em vários dispositivos: Eu preciso de ajuda (aluno, depois de ter buscado sozinho e com os colegas de grupo, não sanou as dúvidas e sinaliza para o professor e demais colegas); Eu já sei (aluno, tendo convicção de seu aprendizado de determinado objetivo, sinaliza para o professor que está pronto para ter uma avaliação mais formal – que também existe na Ponte, mas que é algo muito tranqüilo, pois não serve para classificar, e sim para qualificar). Merece destaque o Plano da Quinzena; a primeira parte é propriamente o plano a ser desenvolvido na quinzena (atividades coletivas da escola, do projeto do grupo e individual); a segunda parte começa com uma exigente auto-avaliação: O que aprendi nesta quinzena? O que mais gostei de aprender nesta quinzena? Outros aspectos que ainda gostava de aprofundar neste projecto; Mas ainda não aprendi a... Porquê? Outros Projectos que gostaria de desenvolver. Na última folha vem ainda as Informações do Professor Tutor, as Observações do Pai/Mãe/Encarregado de Educação e as Observações do Aluno.

8. Como no dia-a-dia da escola, o professor pode usar práticas avaliativas para favorecer o aprendizado?
Celso: A rigor, todas as práticas avaliativas deveriam ser para favorecer o aprendizado (e o desenvolvimento humano pleno) de cada um e de todos. Esta questão nos remete ao resgate daquilo que é nuclear na avaliação: sua intencionalidade. O professor pode estar —e, de fato, muitas vezes está— submetido a exigências formais de avaliação (nota, aprovação-reprovação). O desafio que se coloca é não deixar a avaliação formal desviar ou mesmo perverter o sentido radical da avaliação que é a produção da aprendizagem de qualidade, da vida para todos. Para isto, creio que uma estratégia básica é o constante questionamento: estou avaliando para quê? Qual o sentido de minha prática?

2 comentários:

Ivetilde Delgado disse...

Muito bacana essa entrevista do Celso! Fala da necessidade e dá dicas importantes para as mudanças na prática de avaliação escolar que todos nós, profissionais da educação, preocupados com uma educação de qualidade social, devemos ter. Parabéns pela escolha, Aricelma! (Nossa mantenedora)...

Ivetilde Delgado disse...

Muito bacana essa entrevista do Celso! Fala da necessidade e dá dicas importantes para as mudanças na prática de avaliação escolar que todos nós, profissionais da educação, preocupados com uma educação de qualidade social, devemos ter. Parabéns pela escolha, Aricelma! (Nossa mantenedora)...

Links Importantes

Clique para ler a matéria
Dinheiro na escola
Municípios que cumprirem metas terão mais recursos










Clique para ler a matéria
PDE Escola
Cada escola pública terá seu próprio plano de ação


MarcadorO que é o PDE?
MarcadorTermo de adesão ao plano de metas Compromisso Todos pela Educação

MarcadorConsulte aqui indicadores demográficos e educacionais de todos o pa





Clique para ler a matéria
Biblioteca na escola
Obras literárias para alunos do ensino


Clique para ler a matéria
Provinha Brasil
Ler e escrever até os oito anos de ida


Clique para ler a matéria
Fundeb
Mais recurso para educação básica


Clique para ler a matéria
Livro sobre o PDE
Razão, princípios e programas


Clique para ler a matéria
Plano de metas
do PDE
- (IDEB)







Clique para ler a matéria
Brasil Alfabetizado
Nordeste será prioridade do programa





Clique para ler a matéria
Atenção ao Aluno
Merenda e transporte para
toda educação básica


Clique para ler a matéria
Transporte escolar
Alunos da área rural terão ônibus para ir à escola



Clique para ler a matéria
Piso do magistério
Acordo do governo e entidades: piso será de R$ 850,00






16/06/2008Farol da Biblioteca foi atração em barraca do VOS
13/06/2008Seduc animará festa junina da lagoa da Jansen
13/06/2008MEC instalará 100 escolas profissionalizantes no Maranhão
13/06/2008Técnicos da Amde encerram visita aos municípios
13/06/2008Plano de alfabetização será discutido em fóruns regionais
13/06/2008Governador inaugura escola em Parnarama
13/06/2008Seduc inicia fóruns de educação de jovens e adultos
13/06/2008Educação Ambiental é pauta da 4ª videoconferência da Educação 2008
10/06/2008Alunos da rede estadual participam do Guarnicê de Cinema
10/06/2008Nunes Freire se mobiliza no combate ao analfabetismo
10/06/2008Olimpíada de português: adesão de 98%
09/06/2008Escola Salim Braid apresenta projeto educação no trânsito
09/06/2008Governo assina 30 novos convênios e inaugura mais um posto do Saúde na Escola
09/06/2008Governador e diretores da Coca-Cola firmam parceria pela educação
06/06/2008Professores recebem formação em mídias na educação
04/06/2008Governo reúne supervisores escolares recém-nomeados
04/06/2008Sape trabalha para erradicar analfabetismo no Maranhão
04/06/2008Estudantes expõem projetos na Semana do Meio Ambiente
04/06/2008Seminário da Amde vai discutir parcerias na Educação
02/06/2008Governo do Estado entrega escola em Anapurus





Chat da Terra, Links, Sites e Blogs Importantes

Maranhão

http://chat03.terra.com.br

Selecione uma sala abaixo:
Salas
Entrar
Visitar
Pessoas
na Sala
Alcantara
0
Bacabal
0
Imperatriz
1
Santa Ines
0
Sao Jose de Ribamar
0
Sao Luiz
0

Livros - Paulo Freire

BAIXE AQUI É SÓ CLICAR NO NOME DO LIVRO

Homenagem a Paulo Freire

A importância do ato de ler

A pedagogia da esperança

Ação cultural para liberdade

Cartas a Guine Bissau

Conscientização

Educação e mudança

Extensão ou comunicação

Medo e ousadia

Pedagogia da indignação

Pedagogia do diálogo e conflito

Política e educação

Professora sim, tia não

Paulo Freire para educadores

Pedagogia da autonomia

Pedagogia do oprimido

Por uma pedagogia da pergunta














Bem - Vindos ao Blog da Supervisão Escolar da URE de Imperatriz - MA

http://supervisaoescolarurei.blogspot.com

Este é um blog sobre educação. Entre

e dê sua contribuição relatando suas

experiências, trabalhos e artigos.

Mande-nos suas sugestões.

Equipe de Supervisão Escolar de Imperatriz MA

Autores deste blog

01 supervisaoescolarureimperatriz@gmail.com

02 aricelma2008@gmail.com;

aricelma_ibiapina@hotmail.com;

03 edvoneri@hotmail.com;

04 afragas3@hotmail.com;

05 tilde_del@yahoo.com.br;

06 verbenavrs@globo.com;

07 vanusaalvesma1@yahoo.com.br;

08 ariane_sales@hotmail.com;

09 aglaidesoares@hotmail.com;

10 ritamgo@hotmail.com;

11 rakelmoaz@bol.com.br;

12 eloped@hotmail.com;

13 genilza28@hotmail.com;

14 mariceialinda@hotmail.com;

15 raim-sa@bol.com.br;

16 leilalopespereira@hotmail.com;

17 vadilson-imp@hotmail.com;

18 flordellyz_21@hotmail.com;

19 anatalicefernandes@hotmail.com;

20 antonimeiras@hotmail.com;

21 elinetepereira@hotmail.com;

Supervisora Raquel

Supervisora Raquel
II Encontro Pedagógico 2008

II Encontro Pedagógico 2008

II Encontro Pedagógico 2008
Supervisora Raquel

Oficina.....

Oficina.....

Oficina....

Oficina....

Oficina..

Oficina..

Auditório

Auditório
2008

Aricelma e Rai

Aricelma e Rai
Oficina 2008

CALENDÁRIO 2008

« 200720082009 »
JANEIRO
DSTQQSS


12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031
1 - Confrat. Universal

FEVEREIRO
DSTQQSS





12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829
2 - N. Srª dos Navegantes
5 - Carnaval

MARÇO
DSTQQSS






1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031
21 - Paixão
23 - Páscoa

ABRIL
DSTQQSS


12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930
21 - Tiradentes

MAIO
DSTQQSS




123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1 - Dia do Trabalho
22 - Corpus Christi

JUNHO
DSTQQSS
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

JULHO
DSTQQSS


12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

AGOSTO
DSTQQSS





12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

SETEMBRO
DSTQQSS

123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
7 - Procl. Independência
20 - Revolução Farroupilha

OUTUBRO
DSTQQSS



1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031
12 - N. Srª Aparecida

NOVEMBRO
DSTQQSS






1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30
2 - Finados
15 - Procl. da República

DEZEMBRO
DSTQQSS

123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
25 - Natal

Oficina

Oficina
II Encontro Pedagógico 2008

Coordenadora do Departamento Pedagógico

Coordenadora do Departamento Pedagógico
Margarida

Supervisores Escolares

Supervisores Escolares
2008

Supervisores Escolares

Supervisores Escolares
URE- Imperatriz

Professores

Professores
2008

Supervisora Ivetilde

Supervisora Ivetilde
2008

PROFESSORES

PROFESSORES
I ENCONTRO PEDAGÓGICO 2008

I ENCONTRO PEDAGÓGICO 2008

I ENCONTRO PEDAGÓGICO 2008
CE NASCIMENTO DE MORAES

Maricéia e Vanusa

Maricéia e Vanusa
2008

Supervisora Raquel

Supervisora Raquel
I ENCONTRO PEDAGÓGICO 2008

I ENCONTRO PEDAGÓGICO

I ENCONTRO PEDAGÓGICO
2008

I ENCONTRO PEDAGÓGICO

I ENCONTRO PEDAGÓGICO
ABRIL DE 2008

Turma Vespertino ProInfo - Curso sobre LINUX - Professora Cida Marconcine

Supervisores Escolares no Curso sobre LINUX

Aricelma, Ariane,Rai,Verbena,Arlete,Ivetilde,Maricéia, Eloísa, Anatalice e Edvonéria

Ivetilde,Maricéia, Arlete,Eloísa, Anatalice , Ariane, Aricelma e Edvonéria

Aricelma, Ariane,Rai,Verbena,Arlete,Ivetilde,Maricéia, Eloísa, Anatalice e Edvonéria

Aricelma, Arlete, Edvonéria e Anatalice

Ivetilde, Anatalice, Arlete, Aricelma, Maricéia, Eloísa

Aricelma, Arlete, Edvonéria, Anatalice e Ivetilde

Eloísa,Ariane,Maricéia e Aricelma

BAIXE AQUI


Livros - Paulo Freire

Um nível acima
Homenagem a Paulo Freire
A importância do ato de ler
A pedagogia da esperança
Ação cultural para liberdade
Cartas a Guine Bissau
Conscientização
Educação e mudança
Extensão ou comunicação
Medo e ousadia
Pedagogia da indignação
Pedagogia do diálogo e conflito
Política e educação
Professora sim, tia não
Paulo Freire para educadores
Pedagogia da autonomia
Pedagogia do oprimido
Por uma pedagogia da pergunta

Eu tenho uma espécie de dever,

de dever de sonhar

de sonhar sempre,

pois sendo mais do que

um espectador de mim mesmo,

Eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso.

E assim me construo a ouro e sedas,

em salas supostas, invento palco,

cenário para viver o meu sonho entre luzes brandas

e músicas invisíveis.

Fernando Pessoa


Sonho Impossível

Sonhar, mais um sonho

impossível

Lutar quando é fácil ceder

Vencer o inimigo invencível

Negar quando a regra é vender

Sofrer a tortura implacável

Romper a incabível prisão

Voar num limite improvável

Tocar o inacessível chão

É minha lei

É minha questão

Virar este mundo

Cravar este chão

Não importa saber

Se é terrível demais

Quantas guerras

terei de vencer

Por um pouco de paz

E amanhã

Se esse chão que eu beijei

For meu leito e perdão

Vou saber que valeu

Delirar e morrer de paixão

E assim,

Seja lá como for,

Vai ter fim

A infinita aflição

E o mundo

Vai ver uma flor

Brotar

do impossível chão

Tradução: Chico Buarque


A árvore que não dá frutos

É xingada de estéril.

Quem examina o solo?

O galho que quebra

É xingado de podre, mas

Não havia neve sobre ele?

Do rio que tudo arrasta

Se diz que é violento,

Ninguém diz violentas

As margens que o cerceiam.

Bertold Brecht


“Penso que a escola devia cuidar primariamente da fala dos alunos,

único meio de comunicação que a maioria deles terá pela vida toda,

uma adequada terapia da fala (e do pensamento nela expresso),

quem sabe, encaminharia uma natural terapia da escrita”.

Pedro Luft




Onde você vê um obstáculo,
alguém vê o término da viagem
e o outro vê uma chance de crescer.

Onde você vê um motivo pra se irritar,
Alguém vê a tragédia total
E o outro vê uma prova para sua paciência.

Onde você vê a morte,
Alguém vê o fim
E o outro vê o começo de uma nova etapa...
Onde você vê a fortuna,
Alguém vê a riqueza material
E o outro pode encontrar por trás de tudo, a dor e a miséria total.

Onde você vê a teimosia,
Alguém vê a ignorância,
Um outro compreende as limitações do companheiro,
percebendo que cada qual caminha em seu próprio passo.

E que é inútil querer apressar o passo do outro,
a não ser que ele deseje isso.
Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar.

"Porque eu sou do tamanho do que vejo.
E não do tamanho da minha altura."

Fernando Pessoa


Dispersão

Perdi-me dentro de mim

Porque eu era labirinto,

E hoje, quando me sinto,

É com saudades de mim.

Passei pela minha vida

Um astro doido a sonhar.

Na ânsia de ultrapassar,

Nem dei pela minha vida...

Para mim é sempre ontem,

Não tenho amanhã nem hoje:

O tempo que aos outros foge

Cai sobre mim feito ontem.

Sá Carneiro


Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.
O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.
E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.
 

Luís Vaz de Camões


 

Transforma-se o amador na cousa amada,
Por virtude do muito imaginar;
Não tenho logo mais que desejar,
Pois em mim tenho a parte desejada.
Se nela está minha alma transformada,
Que mais deseja o corpo de alcançar?
Em si somente pode descansar,
Pois consigo tal alma está liada.
Mas esta linda e pura semideia,
Que, como o acidente em seu sujeito,
Assim co'a alma minha se conforma,
Está no pensamento como idéia;
[E] o vivo e puro amor de que sou feito,

Como matéria simples busca a forma.

Luís Vaz de Camões


 

Amo como ama o amor.

Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar.

Que queres que te diga, além de que te amo,

se o que quero dizer-te é que te amo?

Fernando Pessoa